Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Morada: Rua da Oliveira ao Carmo,2 (Largo do Carmo) 1200-309 Lisboa
Telefone: 213463509
 

Notícia

Os melhores programas de edição áudio profissionais e grátis

 

Gravar música já não é o que era. Ninguém se vai armar em Phil Spector e gravar três baterias, dois baixos e cinco guitarras ao mesmo tempo para ter uma parede de som respeitável, agora basta só duplicar faixas num editor digital para se obter um efeito semelhante, e aplicar diferentes efeitos com um toque de rato.

Nem já se podem contar histórias como as dos Queen que fizeram tantas gravações (foram só 120 faixas de voz num gravador de 24 pistas) na mesma fita do Bohemian Rhapsody que acabaram com partes em que se podia ver através dela, de tão gasta que estava. Se é verdade ou não, é uma boa estória à mesma.

Hoje em dia muitos músicos gravam no conforto do lar, ou em quartos de hotel, e a qualidade sonora está lá. Isso porque usam programas de edição de áudio (DAW ou Digital Audio Workstations) que fazem tanto como uma consola da Neve (os puristas do analógico acabaram de ter uma arritmia), e sem terem que ocupar uma sala de estar inteira. Juntem os plugins e efeitos disponíveis para os vários programas e o potencial para se fazerem gravações de nível profissional usando apenas um computador não tem limites.

Vamos apresentar-vos alguns desses programas, gratuitos e a vários preços, para poderem criar o vosso estúdio digital.

Gratuitos

Audacity (Windows, Mac, & Linux)

Para quem está a começar no mundo da gravação multipista e não precisa de muitos efeitos para as suas canções, o Audacity é o editor de áudio mais indicado. Bastante popular, anda há mais de 10 anos a ser a ferramenta de eleição para muitos músicos materializarem as suas canções. É simples de usar, grátis, e serve perfeitamente para os primeiros rascunhos da vossa música. Se quiserem começar por uma ferramenta simples, esta é uma excelente opção.

Ler mais

 
 

Comentários a esta notícia

Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
O teu comentário é importante. Deixa aqui a tua opinião!